A presença negra no Litoral Norte é tema da palestra do antropólogo Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr.

Iosvaldyr Bettencourt Jr. - O Litoral Negro
Veja vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6CWLPsg0S_I

Publicado por Ponto de Cultura Coração de Tambor em Terça-feira, 11 de maio de 2021

A presença negra no Litoral Norte é tema da palestra do antropólogo Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr., nesta quinta- (13)

Depoimento é um dos registros audiovisuais que integram o projeto que destaca personalidades e expressões artístico-culturais identificadores da Península

Tem continuidade nesta quinta-feira, dia 13 de maio, a programação do projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” com a palestra do antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. Ele destaca a presença negra no Litoral Norte do RS, em especial a de descendência banto, e fala sobre o surgimento das congadas. A transmissão ocorre pela página do Ponto de Cultura Coração de Tambor no Facebook. A iniciativa é da Associação Rota Afro-Açoriana por meio do Ponto de Cultura Coração de Tambor, em parceria com Pandorga Produtora Cultural, e financiada com recursos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.

Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior é jornalista, antropólogo, especialista em Literatura Brasileira/Ufrgs e Mestre e Doutor em Antropologia Social (Ufrgs). Integra o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos-RS (Iacoreq), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab/Ufrgs) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em Osório.

Vale ressaltar que além de palestras e depoimentos de personalidades culturais representativas da Península e do Litoral Norte do RS, a mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” apresenta uma variada da programação artística, reunindo nomes nascidos naquela Região ou que se projetaram difundindo a cultura afro-açoriana. São eles: Marco Araujo & Banda, Marcello Caminha & Grupo, Zé Neto Souza, Gilberto Oliveira Trio, Santos de Casa, Ivan Therra & Grupo Folclórico Boizinho da Praia e Loma & Grupo Chão de Areia. As produções audiovisuais encontram-se disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).

O projeto
O projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” é uma mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, região da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. Estas manifestações culturais são: o Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, de raiz africana; os Ternos Juninos de Santos Padroeiros (incluindo o de Sant’Ana, que ocorre no mês de julho) e de Reis; a Festa do Divino Espírito Santo e as Corridas de Cavalhadas, estes de origem luso-açoriana. Estas quatro manifestações encontram-se documentadas e disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).

SERVIÇO:
O QUÊ: Palestra do antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. na mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”.
QUANDO: Dia 13 de maio, quinta-feira, às 20h
ONDE: https://www.facebook.com/CoracaodeTamborPC
Mais informações em: www.rotaacoriana.com.br

Acesse a palestra:
https://www.youtube.com/watch?v=6CWLPsg0S_I

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 9-8632.0145 (Oi) | 16/04/2021
#leialdirblanc #leideemergênciacultural #novasfaçanhasnacultura

Ver todas as news