Afro-Acorianidade - Ivo Ladislau

O pesquisador Ivo Ladislau, figura de destaque da arte popular, tanto no RS como nos Açores, apresenta o conceito de afro-açorianidade no contexto da Península, região localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. Ivo Ladislau é um dos letristas mais premiados dos festivais no Rio Grande do Sul. Junto com Carlos Catuípe, projetou a música litorânea, com destaque ao Maçambique.

Veja Video:
https://www.youtube.com/watch?v=LCVvymZZsJA


O projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” é uma mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, região da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. Estas manifestações culturais são: o Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, de raiz africana; os Ternos Juninos de Santos Padroeiros (incluindo o de Sant’Ana, que ocorre no mês de julho) e de Reis; a Festa do Divino Espírito Santo e as Corridas de Cavalhadas, estes de origem luso-açoriana. Estas quatro manifestações encontram-se documentadas e disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.


Ver todas as news