Confira como foi a Live de lançamento do projeto Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana

Veja como foi a Live de Lançamento do Projeto Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana e os shows de:
Marco Araújo &...

Publicado por Ponto de Cultura Coração de Tambor em Quarta-feira, 5 de maio de 2021


MOSTRA CULTURAL COLOCA EM EVIDÊNCIA A HERANÇA AFRO-AÇORIANA NAS CIDADES DE MOSTARDAS E TAVARES

Mostardas e Tavares são cidades da Península, localizadas no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Dentre seus encantos naturais, destacam-se quatro fortes manifestações culturais: o Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, de raiz africana; os Ternos Juninos de Santos Padroeiros (incluindo o de Sant'Ana, que ocorre no mês de julho) e de Reis; a Festa do Divino Espírito Santo e as Corridas de Cavalhadas, estes de origem luso-açoriana.

Estas quatro manifestações encontram-se documentadas por meio do projeto "Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana", mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, disponibilizadas, agora, no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).

Para marcar o lançamento do projeto, será realizada uma live no dia 29 de abril, quinta-feira, às 20h, com a participação do músico e produtor cultural, Marco Araújo, e do agente cultural Ivo Ladislau. A transmissão ocorre pela página do Ponto de Cultura Coração de Tambor no Facebook. A iniciativa é da Associação Rota Afro-Açoriana por meio do Ponto de Cultura Coração de Tambor, em parceria com Pandorga Produtora Cultural, e financiada com recursos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).
Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo aceso seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura açoriana praticada na Península.
A mostra virtual "Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana" consiste de apresentações musicais e palestras, reunindo personalidades culturais representativas da Península e do Litoral Norte do RS. As gravações da programação artística ocorreram no Auditório José Mathias Velho, em Mostardas, nos dias 24 e 25 de março, sem a presença de público e dentro das normas de segurança estabelecidas pelo Estado e municípios envolvidos, conforme preconiza a OMS.
Personalidades da cultura

Entre as atrações da mostra virtual "Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana", estão Ivan Terra & Grupo Folclórico Boizinho da Praia, de Cidreira; Loma & Grupo Chão de Areia; o cantor e compositor Marco Araujo & Banda; Marcello Caminha & Grupo e o músico e compositor Gilberto Oliveira com seu Trio. Prestigiando as expressões da terra, se apresentam o Terno de Reis da Comunidade Quilombola de Casca; a Banda Santo da Casa, os artistas tavarenses Zé Neto Souza e o Grupo de Terno Mirim da Escola Onofre Pires. Todas as apresentações estão disponibilizadas de forma virtual no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).


SERVIÇO:

O QUÊ: Live de lançamento da mostra virtual "Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana", com o músico e produtor Marco Araújo e o pesquisador Ivo Ladislau.

QUANDO: Dia 29 de abril, quinta-feira, às 20h

ONDE: https://www.facebook.com/CoracaodeTamborPC

Mais informações em: www.rotaacoriana.com.br
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 9-8632.0145 (Oi) | 16/04/2021
#leialdirblanc #leideemergênciacultural #novasfaçanhasnacultura
Ver todas as news