Denize Silva e Laureane Colares que comentam a tradição dos Ternos Juninos

Denize Silva e Laureane Colares que comentam a tradição dos ternos juninos, a partir da experiência do Terno Junino Mirim da Escola Onofre Pires, na localidade de Capão Comprido, em Tavares. O projeto, nascido em 2010, tem a intenção de incentivar a cultura regional, a partir da valorização de expressões artísticas características daquele região.
Veja vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5HMJ86DRvOA




O projeto
O projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” é uma mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, região da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. Estas manifestações culturais são: o Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, de raiz africana; os Ternos Juninos de Santos Padroeiros (incluindo o de Sant’Ana, que ocorre no mês de julho) e de Reis; a Festa do Divino Espírito Santo e as Corridas de Cavalhadas, estes de origem luso-açoriana. Estas quatro manifestações encontram-se documentadas e disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.

Vale ressaltar que além de palestras e depoimentos de personalidades culturais representativas da Península e do Litoral Norte do RS, a mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” apresenta uma variada da programação artística, reunindo nomes nascidos naquela Região ou que se projetaram difundindo a cultura afro-açoriana. São eles: Marco Araujo & Banda, Marcello Caminha & Grupo, Zé Neto Souza, Gilberto Oliveira Trio, Santos de Casa, Ivan Therra & Grupo Folclórico Boizinho da Praia e Loma & Grupo Chão de Areia. As produções audiovisuais encontram-se disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).
Ver todas as news